quinta-feira, 1 de julho de 2010

Whey Protein= Proteína do soro do leite


O objetivo do texto é desmistificar os medos da suplementação com Whey Protein que nada mais é do que uma proteína de excelente qualidade que pode e deve ser usado para QUALQUEL indivíduo, inclusive e principalmente para idosos!!

É isso mesmo, você sabia que ao atingir a velhice o idoso perde 75% de fibra muscular de força!
Essas fibras são responsáveis por atividade básicas, como, levantar e andar.
Você deve estar se perguntando, mas como eu posso evitar esse processo?
Fazendo exercícios físicos que envolvam força e ingerindo a quantidade certa de proteína de acordo com seu estilo de vida e sua idade.
Então nada melhor do que o Whey Protein como fonte de proteína, pois nele diferentemente das principais proteínas alimentares (ex: leite, ovo e carnes) não ha teor de gordura e não da sensação de "estufamento" por ter uma rápida digestão e absorção.




Atletas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica. Evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como:

• Anti-hipertensivos = possuem peptídeos que inibem a ação da enzima conversora de angiotensina (ECA), esta catalisa a formação de um potente vasoconstritor, a angiotensina II e inibe a ação da bradicinina, um vasodilatador.

Kawase et al. observaram, uma diminuição significativa da pressão sanguínea com a suplementação de Whey Protein e no mesmo estudo, observaram que os voluntários apresentavam significativa elevação da concentração de HDL e redução de triacilgleceróis.

• Reguladores da função imune = por conter as Ig’s, que são proteínas de alto peso molecular e suas principais ações biológicas residem na imunidade passiva e atividade antioxidante;

• Antimicrobiana contra bactérias patogênicas, como, por exemplo, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Klebsiella pneumoniae.

Contém inúmeros benefícios, como:

• Fácil e rápida digestão.

• Contém o maior teor de triptofano entre todas as fontes protéicas alimentares, favorecendo assim a produção de serotonina, melhorando o humor e reduzindo os riscos de depressão;

• Rico em lisina, leucina, treonina e cistina;

• Afeta positivamente absorção de cálcio e zinco por contem alfa-lactoalbumina que possui a capacidade de se ligar a certos minerais;

• Está relacionado com o fator de crescimento e o desenvolvimento do tubo digestivo por conter IGF-I e IGF-II.

Efeitos sobre o anabolismo muscular:

Exercícios físicos e a nutrição são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos.

Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários.

Segundo Lemon, pessoas envolvidas em treinos de resistência necessitam de 1,2 a 1,4g de proteína por quilograma de peso ao dia, enquanto que atletas de força, 1,6 a 1,7g.1 por kg- de peso/dia-1, bem superior aos 0,8-1,0g.-1 por kg- de peso/dia-1 , estabelecidos para indivíduos sedentários.
Ha & Zamel destacam que o perfil de aminoácidos das proteínas do soro é muito similar ao das proteínas do músculo esquelético, fornecendo quase todos os aminoácidos em proporção similar às do mesmo,

Em outro estudo, Burke et al. observaram, igualmente, significante ganho de massa muscular em adultos jovens suplementados com as proteínas do soro e submetidos a um programa de exercícios com pesos, quando comparado a um grupo não suplementado, corroborando a teoria do efeito das proteínas do soro sobre o ganho de massa muscular.

Calbet & MacLean avaliaram o efeito de quatro diferentes soluções, com diferentes tipos de proteína: ervilhas (E), proteínas do soro (W) e leite integral (L).

Observaram que, após 20 minutos da ingestão, a solução contendo as proteínas do soro provocou elevação na concentração plasmática de insulina de forma significante, sendo essa elevação até 4 vezes maior que nas outras fontes protéicas.

Foi visto, também, que, após 20 minutos, a solução W provocou uma maior elevação na concentração plasmática de aminoácidos essenciais principalmente os BCAA, do que as outras soluções. O aumento na concentração de BCAA, induzido pelas proteínas do soro, pode atuar também inibindo a degradação protéica muscular.

Efeitos sobre a redução de gordura corporal:

As proteínas do soro favorecem o processo de redução da gordura corporal, por meio de mecanismos associados ao cálcio, e por apresentar altas concentrações de BCAA.

Uma provável explicação seria que o aumento no cálcio dietético reduz as concentrações dos hormônios calcitrópicos, principalmente o 1,25 hidroxicolecalciferol (1,25(OH)2D). Em altas concentrações, esse hormônio estimula a transferência de cálcio para os adipócitos. Nos adipócitos, altas concentrações de cálcio levam à lipogênese (síntese de novo) e à redução da lipólise.

As proteínas do soro oferecem duas vantagens sobre o leite como fonte de cálcio, é isenta de lactose, e apresenta percentual de gordura menor que 2%.

Por elevar as concentrações plasmáticas de BCAA, a utilização de proteínas do soro é vantajosa também por maximizar a ação do fígado no controle da glicemia, a partir da gliconeogênese hepática. Além disso, pelo fato de a leucina atuar nos processos de síntese protéica, altas concentrações desse aminoácido favorece a manutenção da massa muscular durante a perda de peso.

A colecistoquinina (CCK) e o peptídeo similar ao glucagon (GLP-1) são dois hormônios intestinais amplamente estudados. A liberação desses hormônios na corrente sanguínea ocorre em presença de macronutrientes no duodeno, produzindo efeito supressor do apetite.

Observaram que, quando os voluntários ingeriam uma solução contendo 48g de proteínas do soro, 90 minutos antes da refeição, apresentavam uma redução significativa do apetite, da ingestão energética e aumento da saciedade.

Essa percepção estava relacionada às maiores concentrações sanguíneas de CCK e do GLP



OBS: Dar preferência ao Whey Protein Isolado e hidrolisado = não apresenta gorduras nem carboidratos e são digeridos e absorvidos mais rapidamente tendo um melhor efeito na hipertrofia muscular

Profissional Responsável:

Barbara Spagnol S. C. Aires
Nutricionista Esportiva
CRN 26745
 
Atende na Clínica Spazio Saúde. Agende sua consulta - Tel: (19) 3011-64-44





Natural Power - loja de suplementação
Rua Treze De Maio, 293 - Limeira - SP
Tel: (19) 3495-97-69



 
Barbara Spagnol Soares
Nutricionista Esportiva
CRN 26745

Nenhum comentário:

Postar um comentário